Entrem e se sintam a vontade

Oie pessoal trarei assuntos do nosso dia -dia e o que estou aprendendo na psicologia, espero que gostem e se sintam a vontade para postar seus comentarios...bjs da ká

domingo, 12 de junho de 2011

Voce é autor da sua propria vida???

Bem eu acho interessante falar esse assunto relacionando com a teoria da psicologia construtivista.
Para essa teoria o nene,criança e adoelecentes passam por estagios de desenvolvimento, caso nesse desenvolvimento ocorra algo que atrapalhe seu desenvolvimento ela pode encontrar muitas dificuldades para passar para o proximo estagio.
Então vamos encaixar a autonomia justamente com problemas relacionados com as passagens de estagio,dependendo como a criança foi criada e os problemas que enfrentou ela pode não conseguir alcançar a "autonomia" que nada mais é que não ser autor da sua propria vida.
Voce leitor ja conheceu alguem que nunca conseguiu tomar decisões por si só???
Acho que todos nos em nossas experiencias conhecemos esses tipos de pessoas,as quais são totalemente influênciaveis pelas opiniões alheias e tomam suas decisões encima de outras pessoas.Porém essas pessoas vivem uma eterno conflito por que não conseguem tomar a redia de suas vidas.
Reflexão

Quando vc passa por um problema no relacionamento voce:
A-Pede opiniões de varias pessoas e fica confuso(a) e acaba por tomar sempre atitudes em cima do que outros falam.
B-Pede opinião de uma pessoa madura e confiavel para poder refletir melhor sobre o problema mas no final segundo suas experiencias voce segue seus extintos , opiniões e conhecimento que tem.

Se respondeu a letra B constuma ser autonomo, é claro que para definir se a pessoa é autora da sua propria vida ela teria que fazer um teste complexo,mas tem certas atitudes que demonstram que as pessoas são voluveis

Tambem falarei que um perigo,existe pessoas manipuladoras,essas pedem opiniões alheias para degrinir a imagem de uma pessoa, fazem todos tipos de insinuações e mentiras.

Reflexão:

Vc ja lidou com pessoas manipuladoras???

EXEMPLO:
A-A pessoa conta um problema se fazendo totalmente de vitima( que seria excluir suas ações ou atitudes que teve com a pessoa) e que não tem nenhuma parcela ,ensinua com algumas palavras que induz a  pessoas a qual conversa a achar que essa pessoa é vitima e vive com uma  desiquilibrada e oferece perigo a este.
B-A pessoa desabafa um acontecimento com muita tristeza, expoem suas atitudes e da outra sem omitir ou mentir dados, e pede conselhos para que possa mudar suas atitudes e ajudar no seu relacionamento.

Se a resposta é a B é mais confiavel que a pessoa esteja sendo sincera,mas cabe sempre se colocar em ambos os lados e para isso tambem querer saber como a outra parte se encontra emocionalmente.
Isso que falo não é como psicologa por que no consultorio tratamos a pessoa segundo o que a pessoa nos tras como realidade sem ao menos conhecer a pessoa a qual ela coloca como culpada.

Então sera que estamos sendo autonomos em nossa vida?? ou totalmente manipulados???

Se vc encontra dificuldades em se definir, nada melhor que as terapias que servem justamente para vc se autoconhecer e tomar as redias da sua vida e conseguir definir que tipos de pessoas voce esta lidando em suas vidas para assim "voce" tomar a decisão segundo seu conhecimento que seria segundo que vc viveu e presenciou , ja que outras pessoas dão conselhos segundo o que vc tras mais não vêem a realidae  como um todo que é tambem conhecer a outra parte os conselhos podem se tornar inuteis.
Conhecer uma pessoa leva tempo,pois ninguem de cara se mostra um livro aberto( e  tem algumas que nem quer algum dia mostrar quem ele(a)é vive em uma mascara),porem então nem sempre nos deparamos com pessoas confiaveis mais um motivo das pessoas fazerem terapias para que elas não sejam enganadas facilmente.
Apesar de não sermos Deus que tudo vê podemos tomar devidos cuidados para não termos tantas decepções na vida.Conhecer uma pessoa leva tempo , e ate aquelas as quais convivemos podemos um dia descobrir seu lado obscuro e ter uma forte decpção,isso faz parte da vida mais podemos nos cautelarmos e nos cuidarmos para que não sejamos sempre enganados, temos que parar de olhar com olhos de inocencia e aderir a realidade dos dias de hoje( nem sempre a pessoa que sempre tem a palavra ceta na hr certa ou tem o poder de nos seduzir a tal ponto de tomar ações segundo o que ela(e) nos orienta.Não trago essa critica dizendo que não devemos dar votos de confiança pelo ao contrario,mais ao dar esse voto temos que ter toda cautela e cuidado.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário