Entrem e se sintam a vontade

Oie pessoal trarei assuntos do nosso dia -dia e o que estou aprendendo na psicologia, espero que gostem e se sintam a vontade para postar seus comentarios...bjs da ká

domingo, 12 de junho de 2011

Amor





A varias maneiras de definir o amor,falarei agora sobre o meu ponto de vista , experiência de vida e de relatos de outras pessoas as quais sofre por traição,e tambem sobre o que senti e agi na minha vida amorosa e segundo a minha crença.


Atitudes de quem ama:

Não leva em conta o dano;

Não procura so seus enteresses;

Não é egoista;

Não trai;

Não engana;

Não se comporta indecentimente;

Se preocupa com o proximo;

Não mente;

Não se faz de vitima;

Não esquece em 1 mes um grande amor;

Não consegue desgostar de outra pessoa em pouco tempo por mais que tenha sofrido na relação, para acabar esse sentimentos demora,esse tempo varia de pessoa para pessoa ,mas não é em um mes que se enquece um grande amor mas leva muito tempo;

Não da motivos para desconfiança , não faz nada de errado com seu parceiro;

Não finge;

Não diz Te amo da boca para fora;


O amor não é quem nem um objeto que temos em casa, quando compramos achamos lindo e adoramos e derrepente esse objeto se torna velho e antiquado e trocamos por outro.



Quem ama  passa segurança

O amor é um sentimento profundo ,onde a pessoa que ama se sente atraida a cuidar da outra ,essa pessoa não faz outra desconfiar por não ter atitudes suspeitas.Quem ama não trai, não da motivos para suspeitas caso dê por que não é digno de confiança, por que concerteza não esta respeitando a outra.Quem ama não faz coisas erradas e joga a culpa na atitude do outros.Quem ama não da encima de outras pessoas do sexo oposto e não da a desculpa de ser homem por que isso é desculpa de uma pessoa sem escrupulo e não é digno de confiança

O amor é longanime,benigno,respeitoso e não se comporta indecentimente , e quando se separa da pessoa amada não procura outro Homem/mulher, mas quem ama sofre e tenta mostrar com suas atitudes esse amor e prova-lo e isso não se faz em uma semana ,duas e um mes..não se desisti em poucos dias por que o amor é forte e toma conta de nosso corpo

Que ama não fica falando mal do seu parceiro a varias pessoas fazendo ele/ela passar por malvado e indecente( isso não é amor).Quem ama se preocupa independente como o relacionamento terminou e independentimente se esta com a pessoa.

Não a desculpa de que homem não fica sem mulher por que a mulher tambem tem seus desejos e necessita de carinho, essa frase" ah por que ele é homem" é balela que ama independendo do sexo não busca so seu bel prazer e sai ferindo outra pessoa.

As pessoas quando passam a dizer que amam outra pessoa tem que tomar cuidado por que não se pode iludir uma pessoa e nem confundir obsseção e paixão com amor, as pessoas tem que fazer uma profunda reflexão antes de tomar qualquer atitude, por que segundo o ditado"o que não queremos para conosco não fazemos ao outro",por que é facil dizer te amoe fazer a pessoa se iludir, e do dia para noite simplesmente estar com outra pessoa sem dó e piedade do sentimento alheio descarta-lo como lixo, essa é atitude que eu mais vejos nas pessoas a "individualidade" e falta de amor ao proximo como ser humano.

Pior são as pessoas que não tem personalidade,uma hora ama a pessoa ,outra hora não ama por que alguem fala mal dessa pessoa, outra hora acha que ama e sempre fica nessa confusão,por que é totalmente voluvel.

Boa parte das pessoas tem que conhecer a si para compreender o outro e não se deixar influênciar pelo que outros falam, antes de amar alguem tem que amar a si proprio e ter personalidae para isso, não bancar a vitima , mentir acontecimentos e não difamar a pessoa a qual se diz apaixonado por que isso é não é amor.

Pessoas que se comevem com a vida alheia sem saber os dois lados da moeda estão sendo mesquinhas e influênciaveis, cabe ao psicologo ajudar essas pessoas, pior quando um psicologo julga o outro encima do que outros falam, vem uma pergunta "é esse o papel do psicologo", dar diagnosticos sem conhecer profundamente a pessoa que é conhecer sua infancia e historia de vida e dar a sentença segundo o que outros falam?

Por isso os psicologos tem que estudar muito para detectar mentiras,falsas percepções dos individuos que trazem a queixa..enfim o psicologo nisso tem que ser neutro, ele simplesmente tem que tratar o seu paciente" caso seja seu paciente" e não tirar conclusões dos que os pacientes trazem de outras pessoas" ja que o intuito é ver segundo o que o paciente tras para trata -lo e não tirar concluções de outras pessoas ja que o ser humano costuma dirtoecer a s realidades ,asuntos que abordarei quanto tiver mais tempo.

Boa noite a todos e que reflitam nesse dia,por que os dias dos namorados não é para arrumar companheiros temporaveis ou que a relação não esta madura e estavel ,ja que o amor nos faz ser od dias dos namorados eternos por que contece todos os dias.



Agora relatos de outra pessoa:

robert Stenberg, psicólogo norte-americano, formulou uma teoria segundo a qual o amor englobaria três componentes distintas: a intimidade, a paixão e o compromisso. No que toca à intimidade, de carácter mais emocional, estamos perante uma relação de confiança mútua que inclui a protecção e a necessidade de estarmos perto do outro. É através da intimidade que duas pessoas compartilham as suas experiências pessoais e o que mais íntimo há de si. A paixão, que se baseia essencialmente na atracção sexual, envolve um sentimento irreprimível de estar com o outro. Por sua vez, o compromisso é a expectativa de queR o relacionamento dure para sempre, numa intenção de comprometimento mútuo.
Numa tentativa de simplificar a definição de Amor, os psicólogos sociais recorreram à definição de seis diferentes formas de amar. São elas seis: o amor romântico (envolve paixão, unidade e atracção sexual mais usual na adolescência), o amor possessivo (determinado pelo ciúme, provocando emoções extremas), o cooperativo (que nasce geralmente de uma amizade anterior, sendo alimentado por hábitos e interesses comuns), o amor pragmático (característico de pessoas ensinadas a reprimir os seus sentimentos o mais possível, sendo estas relações desprovidas de qualquer manifestação de carinho), o lúdico (que se baseia na conquista e na procura de emoções passageiras) e o amor altruísta (praticado por pessoas dispostas a anular-se perante o outro, tendendo a "isolar-se num mundo onde, na sua imaginação, só cabem os dois ainda que o outro pense e actue exactamente ao contrário").

 

Bem falarei agora algumas definições de amor na filosifia e cientifico

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).




Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.
Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.
Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.

Estilos de Amor



Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
  • Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
  • Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
  • Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
  • Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
  • Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
  • Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico
  • Agape - amor altruísta; espiritual
As Ciências Biológicas tem modelos de amor que o descrevem como um instinto de mamíferos, tal como fome ou sede. Na psicologia vê-se o amor como mais de um fenômeno: social e cultural. Há provavelmente elementos de verdade em ambas as posições - o amor é certamente influenciada por hormônio s (tais como oxitocina), neurotransmissores (como NGF), e Feromônio s, bem como a forma de pensar das pessoas o que faz com que estas se comportem com relação ao amor de maneira influenciada por suas concepções do que é o amor.
A visão convencional da biologia é que existem duas grandes vertentes no amor - atração sexual e penhora. Isto faria com que este comportamento entre adultos de uma determinada espécie se empenhassem na criação dos seus descendentes da mesma maneira com a qual a trabalhar com os mesmos princípios que levam uma criança a tornar-se ligado a sua mãe. O ponto de vista tradicional da psicologia vê o amor como sendo uma combinação de compromisso amoroso e amor apaixonado. Amor apaixonado é intenso, é desejo, e é muitas vezes acompanhada por excitação fisiológica (falta de ar, rápidas do ritmo cardíaco). Compromisso amoroso é afeto e uma sensação de intimidade não acompanhados de excitação fisiológica


Neurobiologia do “estar apaixonado”


Na área da neurobiologia, existem estudos apoiados em resultados de eletroencefalografia e no registro das correntes elétricas que ocorrem no cérebro durante o estado “paixão”, comprovam que apresenta a mesma elevada atividade como aquela registrada durante a libido. Quando alguém se apaixona registra-se maior produção de dopamina, responsável pelo estado de euforia, adrenalina, responsável pela excitação, a endorfina, pela sensação de felicidade e bem estar e finalmente eleva a testosterona que contribui para a maior apetência sexual. Simultaneamente são libertados substâncias químicas, os feromônios ou feromonas que exercem atração olfativa em animais da mesma espécie. Por outro lado diminui drasticamente o nível de serotonina, o que faz com que o estado “estar apaixonado” se assemelha ao estado registrado durante outras doenças psíquicas. Por isso muitos apaixonados se comportam mais impulsivamente, sem inibição como se estivessem fora do seu controlo racional. Após alguns meses, o corpo se acostuma as estas elevadas doses ( segundo a OMS dura no máximo 24 a 36 meses) e diminui gradualmente a “intoxicação” do cérebro


Nenhum comentário:

Postar um comentário