Entrem e se sintam a vontade

Oie pessoal trarei assuntos do nosso dia -dia e o que estou aprendendo na psicologia, espero que gostem e se sintam a vontade para postar seus comentarios...bjs da ká

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bebida alcoólica

Ja presenciei ja alguns casos em que a pessoa fazia o uso da bebida com um proposito, no decorrer do texto explicarei da intenção de se embriagar mais antes quero falar um pouco o que a bebibda causa.

Foi comprovado que o consumo moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina de peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite. O consumo moderado também pode dificultar a memória e o aprendizado, e até piora a pontuação em testes de QI.

A veisalgia, conhecida popularmente como ressaca, descreve a soma dos efeitos fisiológicos desgradáveis que se segue a uma grande ingestão de bebida alcoólica. As características mais comumente relatadas incluem cefaleia, náusea, sensibilidade à luz e a ruídos, letargia, disforia, diarreia e sede, tipicamente quando os efeitos tóxicos do álcool começam a desaparecer. Embora a ressaca possa ser sofrida a qualquer tempo, geralmente aparece pela manhã após uma noite de bebedeira. Além dos sintomas físicos, uma ressaca também pode incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Agora falarei da intenção:

A embriaguez interessa ao Direito, de variadas formas:
No Direito penal, a embriaguez é encarada sob o prisma de sua motivação. Assim:
Sendo voluntária (o sujeito embriaga-se com a intenção de romper os freios morais ou criar coragem, por exemplo), ou culposa (quando a pessoa não queria o efeito de perder o controle dos sentidos, mas ainda assim ingere a substância inebriante), a perda da noção dos fatos não exime a responsabilidade - e sendo autor de fato delituoso, responderá integralmente por suas consequências.
A embriaguez pode, ao contrário, ser motivo de isenção da responsabilidade ou redução da pena se, quando o fato delituoso se deu, o indivíduo não podia compreender sua gravidade e consequências, motivada por uma embriaguez dita acidental, causada por caso fortuito (a pessoa não queria ingerir a substância inebriante) ou força maior (quando o indivíduo é obrigado a ingerir a substância). Excluirá a responsabilidade se a perda da razão (entendimento) for completa; reduzirá a pena, se for parcial essa perda da capacidade de discernimento.
No Direito Civil, o estado de embriaguez pode ser uma das razões elencadas para a separação, no capítulo do Direito de Família. Pode, ainda, causar a interdição do bêbado contumaz.
Para o Direito do Trabalho, pode motivar a demissão por justa causa.

Para os casos de embriaguez pré-ordenada, voluntária ou culposa não haverá, por ficção jurídica, exclusão da imputabilidade ou diminuição da pena. Isso porque, conforme a Exposição de Motivos do CódigoPenal de 1940, foi adotada a teoria da "actio libera in causa",segundo a qual não deixa de ser imputável quem se pôs em situação de inconsciência ou de incapacidade de autocontrole, dolosa ou culposamente, e nessa situação comete o crime [4].

Depreende-se, assim, que a forma típica de "actio libera in causa" na embriaguez é a da ebriedade pré-ordenada, hipótese em que o agente, atuando como mandante na fase de imputabilidade, embriaga-se para melhor cometer o delito, fazendo de si um instrumento para a prática criminosa na fase de inimputabilidade.


Como descrito acima algumas pessoas bebem intencionalmente(Vontade ou intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo.), para fazer grueldades ou atos ilicitos para justificar esses atos atraves das bebidas ,segundo o Direito penal essas pessoas tem que se responsabilizar pelo seus atos.

Algumas justificativas bem usadas quando a intenção:

Eu dei encima da menina por que bebi e nem sabia o que estava fazendo;
Eu bati no cara por que não estava conciente, nem sei por que tomei tal atitude;
Eu te chinguei por que não sabia o que estava falando( lembrando que é com a  bebida que muitos mostram o que incultão );
Eu bati na minha mulher por que não estava sobrio;
Eu matei por que não estava conciente.

Essas são algumas justificativas que alguns usam, por que ja fazem o uso do alcoól  justamente para se eximir da culpa, o que não é caso por que á intenção.Essas pessoas costumam ser falsas por que não revelam o que são e dão desculpa da bebebida para certos atos entre eles como ja dito:Chingar,maltratar,matar,mentir,dissumular.agredir etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário